
Hoje em dia cada vez se interioriza mais a ideia de que as crianças aprendem fazendo. A criança necessita cada vez mais de dar um sentido ao que está a aprender de forma a ter uma melhor assimilação e ao mesmo tempo dar um significado às suas aprendizagens, pois se as matérias forem dadas pelos professores sem o mínimo significado pouco importará para elas.
Ao se desinteressarem não irão dar a devida importância e valor ao que está a ser transmitido pelos professores.
Na minha opinião pessoal penso que todas as aprendizagens devem de ter um significado, uma utilização, pois de que nos serve conhecimento se não o podemos aplicar no nosso dia a dia? Ou se simplesmente não podemos recorrer a ele?
Isto é um pouco aquilo que falta em algumas áreas do sistema educativo, em que alunos e professores em vez de se auto ajudarem, auto criticam-se. Porém quando falamos em aprendizagem e em aquisição de conhecimentos, também falamos em valores que lhes estão inerentes como a honestidade, respeito, materialismo, engano e relacionamento na Internet.
Estes valores assumem uma grande importância para a criança, pois é através da honestidade que a criança demonstra uma certa motivação e pré disposição para aprender e é através do respeito que ela tem para com quem lhe está a transmitir conhecimentos que a aprendizagem ganha uma maior dinâmica.
Falando agora um pouco sobre os computadores e a aprendizagem, penso que estes são um bom suporte no que diz respeito à aquisição de conhecimento, procura de ideias, estimulando a curiosidade e a motivação do aprendiz. Porém nem tudo é perfeito e como refere neste capítulo e é algo que eu acho extremamente importante e pertinente são os perigos na Internet.
Como todos nos sabemos a Internet é um todo, um mundo, acessível a todos, onde existe informação em todo o lado, basta saber procurar. Como existem aqueles que se interessam pelo conhecimento, existem outros que se interessam por software menos próprio, como é o caso das redes de pedofilia, sites não aconselhados a menores, entre outros em que qualquer criança que tenha acesso a um computador com Internet pode facilmente lá chegar.
Acho que é igualmente importante alertar a comunidade e principalmente os pais para que se consciencializem dos perigos que um simples computador com Internet pode trazer nas mãos de uma criança. Penso que seria importante um acompanhamento individualizado por parte dos pais quando os seus filhos estão a navegar na Internet, reforçando assim a relação pais-filho e fazendo com que ambos adquiram algum conhecimento sobre o grande hipermundo que é a Internet.
Sem comentários:
Enviar um comentário