“Seymour Papert é um dos autores fundamentais no mundo dos computadores na educação sendo conhecido principalmente como o criador da linguagem logo, uma linguagem desenvolvida especialmente para fins educativos” (João Pedro da Ponte).
Com a leitura deste primeiro capítulo do livro, cheguei a conclusão que a relação entre as crianças e os computadores tem vindo a evoluir gradualmente, assim como a nossa era tecnológica. Talvez instinto ou talvez moda, não sei, mas o que é certo é que as crianças têm cada vez mais ligação aquilo que muitas vezes chamamos o “portal para o futuro”.
É certo que a presença de um computador, irá mudar a vida das crianças, mas será essa mudança um símbolo de liberdade? Ou por contrário um símbolo de clausura?
Bem no meu ponto de vista, tudo tem benefícios e riscos e penso que os computadores e tudo o que está associado a eles, como é o caso da Internet, não é excepção. São muitos os pais que se preocupam com o facto de os seus filhos estarem a ganhar autonomia em relação aquilo que chamamos “ciberespaço”. Alguns ficam contentes com o facto de o seu filho estar a conseguir aquilo que eles não conseguiram porque simplesmente acharam complicado, ou se recusaram a experimentar. Aqueles que são mais cautelosos, preocupam-se com a influência que esse facto terá na vida dá criança e que tipo de contribuição positiva ou negativa terá relativamente ao seu desenvolvimento.
Porém há pais que tentam estar a par da evolução dos seus filhos e ainda mais, participar activamente nas suas actividades, prestando auxilio se necessário e consequentemente aprendendo com isso, pois ao longo das gerações as sociedades evoluíram nas formas de se relacionaram com as crianças.
Porém como tudo na vida, temos que aprender. Aprender a explorar, aprender a utilizar as ferramentas que nós são disponibilizadas, como é o caso do Hipertexto.
O hipertexto é designado como uma palavra-chave, ou seja, a definição de uma determinada palavra que está sublinhada (Hipertexto), que ria dar origem a mais informações sobre essa ideia, como por exemplo, assuntos relacionados, um desenho animado relacionado com o significado da palavra, entre outros.
O hipertexto é importante no contexto informático, pois permite-nos fazer ligações e criar pontes entre nos vários assuntos.
Para finalizar esta postagem sobre o primeiro capítulo, família em rede, deixo-vos aqui um pequeno vídeo sobre o que é o Hipertexto.
Espero que gostem!!!!

Se quiserem saber mais coisas sobre o hipertexto, algumas noções básicas.
www.facom.ufba.br
Visitem ! Beijinhos
Sem comentários:
Enviar um comentário